Plano de emergência

Olá!

Escute o áudio abaixo, com a formadora Fátima Carvalho e entenda com mais detalhes a importância desse módulo.

Esteja preparado

É importante se preparar para lidar com um evento de queda, caso ele ocorra. Para que a pessoa idosa e seus familiares tenham mais confiança e tranquilidade para enfrentar essa situação, é preciso conhecer (e treinar) os passos necessários para levantar-se do solo com segurança, além de preparar um plano de emergência para o caso de necessidade.

Plano de emergência

Estimule a produção de um plano para conseguir ajuda rápida, principalmente se o idoso vive sozinho. Ele ou ela podem elaborar esse plano com a sua ajuda ou com o apoio da família, amigos e vizinhos. É importante estar atento a três pontos principais para pensar essa estratégia:

  • Certificar-se de que o idoso consegue alcançar o telefone, caso tenha uma queda. Lembre-se de estimular as pessoas que você atende a carregá-lo no bolso da frente ou em uma bolsinha pendurada ao pescoço.
  • Caso necessite que alguém acesse a casa para ajudá-lo, é importante facilitar esse acesso com alguma chave extra ou que essa pessoa saiba onde encontrar essa chave.
  • Estimule o idoso a ter uma lista de contatos de emergência, e também de seus médicos, em um lugar visível como na porta da geladeira e também gravado no celular.

Principais contatos em Paragominas:

  • CORPO DE BOMBEIROS: 3729-5088
  • SAMU: 3729-1455 ou 192
  • UPA: 3729-8058

Se você está atendendo em outra região, procure os principais contatos para ter em mãos e passar para o idoso.