A Síndrome Pós-Queda ocorre após um episódio de queda e algumas pessoas idosas, principalmente aquelas que sofreram uma queda mais séria, podem desenvolver um medo excessivo de cair novamente, e assim limitar suas atividades. Inicia-se então, um ciclo vicioso de limitações dos movimentos e atividades, diminuição da força muscular e equilíbrio, maior dependência, e aumento do risco de novas quedas.
![]() |
É preciso ficar muito atento, pois perder a autoconfiança após uma queda é uma resposta humana natural, mas limitar suas atividades irá aumentar ainda mais o risco de quedas. Com a perda da autoconfiança, muitas vezes vem a perda da independência. O apoio e desempenho da família, cuidadores e amigos é indispensável para o sucesso da recuperação dessa pessoa idosa. Deve-se tomar cuidado para não limitar o idoso, nem interferir em sua autonomia, dado que esse comportamento reforça ainda mais o medo de cair.
![]() |
A Síndrome Pós-Queda, é a segunda maior consequência de uma queda. Interromper o ciclo ou não permitir que a pessoa idosa entre nele é de extrema importância para ajudar a pessoa idosa a retomar suas atividades e autoconfiança novamente.
No módulo 2 teremos a chance de ver como podemos quebrar esse ciclo focando em prevenção, segurança, força e equilíbrio. Mas antes de ir para o próximo item, ouça as considerações e dicas da formadora Fátima Carvalho sobre esse assunto: