Antes de continuar com o conteúdo, ouçam a formadora Fátima Carvalho sobre o Protocolo de Otago:
Para não esquecer
Importante ressaltar que além dos cuidados com os riscos e ambientes da casa, outra excelente alternativa com nível A de evidência científica na prevenção das quedas nas pessoas idosas, está relacionada à prática regular de exercícios. O ideal para o idoso é que seja praticado pelo menos 2 horas de atividades semanais que envolvam o treino do equilíbrio, força e marcha.
Iremos propor no 2.5, próximo item dessa sequência de aprendizados, alguns exercícios baseados no Programa de Exercícios Domiciliares de Otago, que treina especificamente o equilíbrio, força e a marcha. São exercícios simples, tanto na execução quanto na orientação verbal, que podem ser realizados pela pessoa idosa ativa e independente, no ambiente domiciliar, após algumas instruções. As instruções devem ser passadas com clareza para o próprio idoso ou quem o acompanha no dia a dia como familiar ou cuidador.
Encare essas atividades como complemento para a qualidade de vida do idoso e como algo necessário no “combo” para evitar quedas que estamos mostrando desde o início dessa formação. Lembre-se que esse treino proposto não substitui a prescrição de exercícios por profissionais de saúde qualificados. Além disso, vamos trabalhar aqui dez exercícios selecionados por serem necessários e mais simples de executar. O Programa de Exercícios Domiciliares completo, treino individualizado e sua evolução só podem ser implementados após avaliação específica criteriosa da pessoa idosa.
Orientações de segurança para idoso (ou acompanhante) antes de iniciar